José Sérgio Fonseca de Carvalho

Do Mestre Ignorante ao Iniciador: forma escolar e emancipação intelectual. Educação e Realidade (2020)

Autoridade e educação: o desafio em face do ocaso da tradição. Revista Brasileira de Educação (2015).

Política e educação em Hannah Arendt: distinções, relações e tensões. Educação & Sociedade (2014).

A teoria na prática é outra? Considerações sobre as relações entre teoria e prática em discursos educacionais. Revista Brasileira de Educação (2011).

A produção do fracasso escolar: a trajetória de um clássico. Psicologia USP (2011).

A liberdade educa ou a educação liberta? Uma crítica das pedagogias da autonomia à luz do pensamento de Hannah Arendt. Revista Educação e Pesquisa (2010).

Educação e Direitos Humanos: um balanço sobre formação de professores. RevistaOrg & Demo (2010).

Pedagogical Discourse and the Vanishing of an ethical-Political meaning of education. HannahArendt.net (2009).

O declínio do sentido público da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (2008).

A qualidade de ensino vinculada à democratização do acesso à escola. Estudos Avançados (2007).

Educação e experiência estética: ‘valor’ social ou sentido público. Revista Sala Preta (2007).

“Democratização do Ensino” revisitado. Educação e Pesquisa (2004).

Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?. Revista Pro-Posições (2002).

O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa (2001).

A Cátedra USP-Unesco e a formação de professores. Cadernos de Pesquisa (1998).

Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações. Educação e Pesquisa (2004) – com Julia Pinheiro Andrade, Adriana Pereira Sesti, Luciana da Silva Santos, Wellington Tibério.

Crislei de Oliveira Custódio

É possível ensinar a pensar? Reflexões sobre as concepções de educação e pensamento em Hannah Arendt. In: Cadernos de Educação (2015).

Educação e passado: reflexões sobre um sentido possível para o ato educativo em Hannah Arendt. In: OLIVEIRA, Avelino da Rosa; VALLE, Lílian do (orgs.). Filosofia da Educação: posições sobre a formação humana (2014).

A crise na educação: a leitura de Arendt sobre Dewey e os reformistas da educação progressista. In: ARESE, Laura; RUSCA, Carolina; MACCARIO, Paula (orgs.). Lecturas de Arendt:II Jornadas Internacionales Hannah Arendt. 1ª ed. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2010.

O sentido público da formação ética. In: LAUAND, Jean (org.). Filosofia da Educação – Estudos. 1ª ed. São Paulo: Factash, 2008, v.13, p. 93-107.

Thiago de Castro Leite

Um sentido para o teatro na escola: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. TEATRO: criação e construção de conhecimento (2015).

Thiago Miranda dos Santos Moreira

Autoridade docente: repensar um conceito.  Educação e Pesquisa (2016).

Autoridade: um novo fundamento para a autoridade docente. In: IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação – Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar, 2018, Rio de Janeiro. Anais, 2018.

Autoridad docente: una questión de reconocimiento y responsabilidad. In: RATTERO, Carina; SAN ROMÁN, Candela. La escuela secundária disputa sentidos, Paraná: Universidad Nacional de Entre Ríos.  UNER, 2017.

Autoridade como mediadora das relações educativas: concepções teóricas. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: O que pode a escola hoje em nossa América?, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014.